Os arranha-céus, surgidos na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, em 1884, transformaram a paisagem da cidade, fazendo com que o olhar dos moradores e turistas se virassem para o alto. O crescimento na construção vertical dos arranha-céus foi aumentando nas cidades da Europa e da América Latina ao longo do século 20 e, atualmente, os maiores edifícios encontram-se na Ásia.
Esse tipo de construção, cada vez mais alta, só foi possível graças à invenção do elevador, que substituía a força humana em subir os degraus com o material necessário para a construção. Na segunda metade do século 19, subir ou descer materiais com a ajuda dos elevadores não era uma tarefa fácil, mas esses equipamentos cumpriram a função.
E foi nesse período que surgiram as primeiras empresas de elevadores do mundo: a Otis – fundada em 1853 nos EUA; a Schindler, de 1874, em Lucerna, Suíça, e a Kone, de 1910, em Helsinki, Finlândia.
Na época, o grande desafio era construir um equipamento seguro e que não gerasse nenhum transtorno aos usuários com falta de fornecimento de energia ou tendo que parar o equipamento com frequência para consertos. A ideia era que a manutenção fosse em períodos regulares, de forma preventiva e com aviso antecipado da parada. Dessa forma, não atrasaria o trabalho dos operários.
Apenas os elevadores e aviões necessitam de tamanha supervisão técnica, uma vez que eles precisam subir e descer em total segurança.
Atualmente, em Dubai, Emirados Árabes Unidos, está o prédio mais alto do mundo, a torre Burj Khalifa com 828m e 160 andares. Não longe dali, em Meca, Arábia Saudita, as Abraj Al BaiTowers incluem uma torre com 601m. Ela ocupa até agora o segundo lugar nessa corrida em direção ao céu.
_
A Logos Elevadores é uma empresa nacional que oferece soluções inteligentes atuando na conservação, manutenção e modernização de elevadores, escadas e esteiras rolantes na cidade do Rio de Janeiro. Fundada por profissionais com mais de 20 anos de experiência em transportes verticais, a empresa está totalmente regularizada junto ao CREA-RJ, RIOLUZ/GEM e demais órgãos competentes para atuar com segurança e qualidade.
Siga o nosso perfil no Instagram.